domingo, 30 de março de 2014

A linda e misteriosa V838 Monoceros

     
        A V838 Monoceros é uma Estrela Variável muito intrigante, seu comportamento a torna uma das estrelas mais misteriosas da Via Láctea, ela foi descoberta em Janeiro de 2002 na direção da constelação do Unicórnio (Monoceros) e está localizada perto da borda da nossa Galáxia há cerca de 20.000 anos-luz de distância de nós. 




      Observações indicam que ela evoluiu em alguns meses, passando de uma pequena estrela pouco mais quente que o Sol para uma supergigante, o que desafia a compreensão atual sobre a evolução da vida das estrelas, até os dias atuais os pesquisadores da área tentam entender onde ela se encaixa no quadro de evolução estelar (saiba mais). Estudos de 2006 indicam a V838 Mon provavelmente faz parte de um jovem sistema binário onde a estrela massiva foi responsável pela explosão, porém, a causa ainda permanece um mistério. 

       A mais bonita e notável característica desta estrela certamente é a nebulosa ao seu redor, a qual se trata de um eco de luz de materiais da estrela enquanto ainda estava no estágio anterior de evolução, flashs de luz da estrela passaram a iluminar as camadas de poeira que a envolvem, proporcionando uma visão da história do comportamento da mesma, nestes ecos a luz do flash é refletida por anéis sucessivamente mais distantes do ambiente que já cercou a estrela, assim, a luz da explosão segue iluminando progressivamente regiões cada vez mais distantes. O maior eco de luz se estende por cerca de seis anos-luz de diâmetro.

      A V838 Mon já foi destaque durante 13 dias no site Astronomy Pictures of The Day e foi de lá que saíram todas estas informações, você pode ver todas neste endereço: http://apod.nasa.gov/cgi-bin/apod/apod_search?tquery=V838+Mon 

    É minha imagem favorita e você pode vê-la muuuito maior clicando aqui.

Créditos da imagem: NASA, ESA, H. E. Bond (STScI)
Astronomy Pictures of The Day – 17 de Março de 2013:
http://apod.nasa.gov/apod/ap130317.html 


Kizzy Resende
MPEA


Um comentário:

Olá! gostou da nossa atividade? faça algum comentário, aguardamos críticas e sugestões.