domingo, 18 de maio de 2014

Vento Solar 1

O vento solar é fluxo de partículas eletricamente carregadas produzidas na coroa solar (plasma) que se afastam do Sol com velocidades entre 3000 Km/s e 800 km/s e é capaz de gerar uma pressão de dois nano Pascal; um nano(n) = 109.

Vento Solar 1

Nos anos 70 tive o prazer de “viajar pelo espaço” lendo o livro Vento Solar de Arthur C. Clarke; é um livro de contos onde se encontra um conto com o mesmo título.
Este conto descreve uma corrida espacial disputada por vários veleiros que são impulsionados pelo vento solar, como descreve o autor: "Mas lá fora, no espaço, até uma pressão tão pequena como essa pode ser importante, porque atua ininterruptamente, hora após hora e dia após dia. Ao contrário do combustível que move os foguetes, ela é gratuita e ilimitada. Se quisermos, poderemos utilizá-la. Poderemos construir velas para captar as radiações emitidas pelo Sol."
 Esta corrida se inicia na orbita da Terra; lentamente os veleiros se afastam da Terra em direção da Lua e depois além. Mas uma vez próximos da Lua os  veleiros devem ser evacuados pois uma erupção solar produzira níveis letais de radiação para a tripulação;mas uma vez abandonados os veleiros seguiram viajando pelo espaço.
Além da aventura em si o autor faz questão de incluir algumas informações:
1-    O veleiro do personagem John Merton o Diana possuía uma vela 2 milhas quadras feita de plástico
2-    Passada uma hora de viagem o veleiro terá percorrido 74 km e terá uma velocidade de 28 Km/h.
3-    Em um dia de corrida teremos 3200 Km/h. Assim a velocidade de escape pode ser atingida em mais ou menos dois dias.
Com estas informações e possível um professor do ensino médio elaborar uma atividade para o calculo da aceleração média.
Julio Lamon

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! gostou da nossa atividade? faça algum comentário, aguardamos críticas e sugestões.