sábado, 12 de abril de 2014

QUANTOS ECLIPSES ACONTECEM POR ANO?

Esta é uma questão interessante. Muitas pessoas acreditam que os eclipses são pouco frequentes e acontecem esporadicamente. Na realidade, eles são bastante frequentes. O número mínimo de eclipses que pode ocorrer em um ano é dois e o número máximo, sete. Exclui-se dessa contagem os eclipses penumbrais da Lua que são quase imperceptíveis. Havendo dois, serão ambos do Sol (nenhum da Lua!). Quando ocorrem sete, poderemos ter: 5 do Sol e 2 da Lua ou 4 do Sol e 3 da Lua. Isso mostra que os eclipses solares são mais frequentes que os da Lua. Não é isso, no entanto, que se apresenta ao observador. Observamos menos eclipses do Sol de que eclipses lunares porque os eclipses da Lua são visíveis por todos os observadores que têm a Lua acima do horizonte, ao passo que os eclipses solares são visíveis apenas por um seleto número de observadores que se encontram na região da Terra atingida pela sombra da Lua.

Por outro lado, a frequências dos eclipses solares é maior. A figura adiante permite que o leitor tenha uma noção da diferença entre as frequências com que eles ocorrem. Para que ocorra um eclipse lunar é necessário que a Lua penetre no cone de sombra da Terra - região representada pelo arco AB da órbita da Lua. Já os eclipses solares vão acontecer quanto a Lua estiver na região CD, claramente maior que AB. Assim, de maneira simples, vemos que a quantidade de eclipses do Sol deve ser maior que a dos eclipses a Lua.


Em 2014, teremos quatro eclipses: dois do Sol e dois da Lua:

15.04.2014 - Eclipse Total da Lua - Visível no Brasil;
29.04.2014 - Eclipse Anular do Sol - Visível na Antártida, Austrália e Oceano Índico;
08.10.2014 - Eclipse Total da Lua - Somente a fase penumbral inicial será observável no Brasil;
23.10.2014 - Eclipse Parcial do Sol - Visível na América do Norte e extremo leste da Ásia.

Irineu Gomes Varella MPEA IAG USP

2 comentários:

  1. De fato, Prof. Irineu, as pessoas raramente pensam em quantos eclipses devem ocorrer num ano, embora quando sabem de algum, apreciam este espetáculo da Natureza como se fosse único. Excelente explicação para esta curiosidade. Parabéns! (Sidney Pedro)

    ResponderExcluir
  2. Muito didática a explicação Irineu, como sempre. Parabéns!!!

    ResponderExcluir

Olá! gostou da nossa atividade? faça algum comentário, aguardamos críticas e sugestões.