segunda-feira, 28 de abril de 2014

Atividade de Astrobiologia - José Ivan Spinardi MPEA IAG USP

Notícias do ProjetoSensibilização
Música: Planeta Água - Guilherme Arantes
" Terra! Planeta Água...
Água que nasce na fonte
Serena do mundo
E que abre um
Profundo grotão
Água que faz inocente
Riacho e deságua
Na corrente do ribeirão...
Águas escuras dos rios
Que levam a fertilidade ao sertão
Águas que banham aldeias
E matam a sede da população.."



Textos de Apoio
2013 Ano Internacional da Cooperação da Água.
Declaração Universal dos Direitos da Água / Unesco 1992
  • água é a fonte de toda a vida
  • reuso da água
  • uso da água consciente e sustentável
Introdução do Projeto 
Texto: Espaço Cósmico
A razão de o homem se interessar em conhecer o espaco cósmico é a mesma pela qual, ao chegarmos a uma cidade que ainda não conhecemos, procuramos um guia de ruas para conhecer a sua descoberta. Com relação à exploração do espaço cósmico, por haver uma razão associada à origem da vida, o interesse é especialmente maior.
Por ser um mundo com muitos mistérios a serem desvendados, o Universo, torna-se um palco de muitos encantos. Nos últimos anos, gigantescos telescópios planetários, sondas eletromagnéticas e interplanetárias, satélites de observação espacial têm desvendado novos aspectos do Universo. Mesmo pessoas leigas no assunto, ao tomarem conhecimento desses resultados, podem perceber o que os métodos de observação evoluem e suas fronteiras se expandem.
Quanto ao nosso lindo planeta azul chamado Terra, ela é de fato um dos componentes desse infinito Universo. E foi esse mesmo Universo que recriou o ser humano - um possante microuniverso que, dotado de grande capacidade é capaz de mover o macrocosmo. O desenvolvimento científico e os avanços tecnológicos são provas reais do fabuloso poder da mente humana e do seu coração. Afinal, somos feitos da mesma matéria do universo.
Por outro lado, o conhecimento da astronomia, se envolve curiosa e diretamente com o cotidiano da vida (fases da Lua, meteorologia, influência da Lua sobre as marés).
A astronomia já começa a responder perguntas fundamentais que intrigam a humanidade durante milênios, tais como: quem somos? De onde viemos? Para onde vamos?
A importância da astronomia, é justamente para que os jovens que vão construir o futuro, possam perceber o encanto poético das leis que permeiam o Universo, a sábia visão da astronomia pode oferecer os meios concretos para superar as fronteiras de raças, etnias e Estados. (...) todos são habitantes de uma mesma Terra e compartilham um destino comum. (...) as pessoas, sem exceção, são existências insubstituíveis. Esse tipo de visão de vida e do Universo deve nos proporcionar um diálogo que transcende diferenças de raças e interesses.
Seria maravilhoso se todas as pessoas contemplassem a beleza do céu estrelado, que brilha igualmente para toda a humanidade, e expandissem seus corações para o tamanho do Universo.
Texto: Terra, Planeta Água, ou Planeta Vida?
Avaliação e comentários
Os participantes, 7º e 8º ano do ensino fundamental II manifestaram-se por escrito e diálogo, onde deixaram suas impressões a respeito do conteúdo ministrado. 
Rafaela Cardoso Arrebola - 8º ano
" Esse assunto na minha opinião é muito curioso, pois trata de planetas super-Terras que sem o avanço da tecnologia não seria possível descobrir e que 75% do nosso planeta é água e é muito importante para ele. A vida começou na água, e hoje há uma grande diversidade de vida no nosso planeta, acredito então que ele deveria se chamar Planeta Vida".
Giovanna Fonseca - 8º ano
" Por que o planeta não deveria se chamar Planeta Terra?
- porque tem mais água do que terra, também não deveria se chamar Planeta Água porque existem planetas com mais água do que a terra no universo, como também deve haver vida em outros planetas".
Stefanie Gonçalvez e Ana Caroline Leite - 7º ano
" O planeta com certeza deveria se chamar Planeta Água, pois de tudo que há na terra o que mais necessitamos é de água para a manutenção da vida; devemos evitar de poluir a água, reduzir o consumo, exigir o saneamento básico dos governantes e evitar conflitos com outros países que já não possuem água".
Caroline Trudes de Lima -  7º ano
"Acredito que o Planeta Terra seja uma junção de água e vida, porque sem água não há vida (ciclo da água, fotossíntese, bactérias) há muita água no universo, mas existem lugares por aqui na terra que ela é muito escassa e a cada 20 segundos morre no mundo uma criança por falta de saneamento básico. É importante cuidarmos da água, economizando no banho, respeitar a vida. Agora aprendi que existem planetas com mais águas que o nosso, como água é sinônimo de vida acredito que deva existir outras vidas pelo o universo".
Temas de pesquisas feitas pelos alunos
  • Astrônomos identificam alinhamento cósmico misterioso
  • Evidências de água em Marte
  • NASA anuncia descoberta de planetas mais "habitáveis" já descobertos
  • Descoberta de vida fora da terra pode afetar religião e filosofia, diz relatório
  • Bactéria terrestre, poderia resistir em Marte, diz estudo
  • Buraco Negro "dormente" no centro da galáxia é visto pela NASA
  • Descoberta. "fluxo escuro"
  • Supertempestade em Saturno "revira" gelo do planeta diz NASA
  • Fenômeno raro mostra planeta Vênus sendo encoberto pela Lua
Fotos referentes a uma das atividades
24092013-IMG_235624092013-IMG_236224092013-IMG_238924092013-IMG_239924092013-IMG_240524092013-IMG_241024092013-IMG_241224092013-IMG_2406
 Por:  Bernardete dos Santos

Um comentário:

  1. Olá Ivan, interessante a atividade. Gostei muito das fotos.

    Que tal incluir um link com o texto que foi apresentado para os alunos ?

    ResponderExcluir

Olá! gostou da nossa atividade? faça algum comentário, aguardamos críticas e sugestões.