quinta-feira, 3 de abril de 2014

Uma surpresa para a Astronomia

Olá pessoal!!!!

Hoje é dia de mais uma postagem em nosso blog. E como em toda Quinta Feira, vamos para mais uma notícia astronômica.

Na última semana, uma grande novidade astronômica veio à público com o anúncio de uma descoberta inusitada. Até então, ninguém imaginava ser possível que um corpo tão pequeno como um asteroide (grupo que caracteriza os objetos com até centenas de quilômetros de extensão e órbita definida ao redor do Sol) pudesse conter anéis. 

Saiba mais.


Conhecido como Chariklo, o 10199 é o maior de um grupo de asteroides, com aproximadamente 250Km de diâmetro. Esta descoberta o torna o primeiro asteroide a apresentar esta característica, até agora só identificada nos planetas Júpiter, Saturno, Urano e Netuno, que compõem o grupo dos Gigantes Gasosos, os maiores corpos do Sistema Solar, depois do Sol.

Posição de objetos conhecidos do Sistema Solar. Os Centauros são estes objetos (em laranja) que encontram-se entre o Cinturão de Kuiper (em verde) e os Troianos exteriores de Júpiter (em rosa).


Tratam-se de dois anéis, densos e estreitos,  “bastante confinados”, com três e sete quilômetros de largura, separados entre si “por um espaço vazio de nove quilômetros”, segundo um comunicado de imprensa conjunto entre o Observatório Nacional e o Observatório Europeu do Sul (ESO), organização intergovernamental europeia de astronomia, a partir observações em vários locais da América do Sul, incluindo o Observatório de La Silla do ESO, no Chile.

Uma concepção artística de como os anéis seriam vistos da superfície de Chariklo (Publicada no site da BBC, http://www.bbc.com/news/science-environment-26731100).


"Nosso melhor palpite para a origem dos anéis é a de que tenha ocorrido uma colisão com Chariklo e desta colisão o disco tenha se formado ao redor do corpo.", afirma o Prof. Bruno Sicardy, do Observatório de Paris, França, ao BBC News.

Até o momento, é o menor corpo celeste do sistema solar a apresentar anéis em seu redor e o quinto com esta característica, depois dos Gigantes Gasosos. É provável que o asteroide tenha também, pelo menos, “um pequeno satélite à espera de ser descoberto”, segundo o físico Felipe Braga-Ribas, do Observatório Nacional, ligado Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação do Brasil, e que é o principal autor do artigo científico que descreve estes resultados na última quinta-feira na revista Nature.

“Não estávamos à procura de anéis nem pensávamos que pequenos corpos como o Chariklo os poderiam ter, por isso esta descoberta – e a quantidade extraordinária de detalhe deste sistema – foi para nós uma grande surpresa”, assinalou Felipe Braga-Ribas, que liderou a equipe que compõe o consórcio de agências de pesquisa.

Aos anéis de Chariklo, os cientistas, informalmente, deram os nomes de Oiapoque e Chui, os dois rios que delimitam os extremos Norte e Sul do Brasil.

Luiz Claudio
MPEA - IAG/USP

4 comentários:

  1. Ótimo assunto, com uma linguagem muito acessível.

    ResponderExcluir
  2. Ótima escolha de tema Luiz, parabéns pela postagem!

    ResponderExcluir
  3. Muito legal Luiz. Foi bem oportuno na ocasião da publicação desse texto. Apenas note que as figuras estão corrompidas. O ideal é colocar as figuras em um banco de imagens (como o flickr) e não implementá-las através de links, pois os links se perdem e no final sua matéria fica sem as devidas figuras. E tudo com as devidas citações e referências é claro.

    Uma outra coisa que seria interessante incluir é o link para o artigo na Nature que você comentou. É sempre bom ter acesso a fonte principal, mesmo que em inglês.
    Abraços.

    ResponderExcluir

Olá! gostou da nossa atividade? faça algum comentário, aguardamos críticas e sugestões.