Olá pessoal, convido vocês a fazer um passeio pelo céu com o Stellarium aprendendo conceitos como rotação da Terra e movimento aparente das
estrelas, céu noturno e céu diurno.
E se até hoje não conseguiu ver nenhum
eclipse poderá ter uma ideia deste fenômeno. Este roteiro será de grande apoio
aos professores de ciências, geografia e física. E pra você que quer conhecer mais sobre estes assuntos.
Vamos viajar pelo céu?
O Stellarium é um planetário de código aberto para o seu
computador. Ele mostra um céu realista em três dimensões igual ao que se vê a
olho nu, com binóculos ou telescópio.
Para instalar basta acessar clique aqui.
Baixe o tutorial de uso do Stellarium.
Os três primeiros minutos deste vídeo lhe orientará sobre
como localizar um objeto, e detalhes de cada ferramenta clique aqui.
Inicie agora sua jornada pelo Stellarium a partir do roteiro
de viagem que preparamos para você. (Fonte: AGA0105. Profª.Drª Elysandra
Figueredo. Monitora: Msc. Juliana Cristina Motter). Adaptação e acréscimos;
Ludmila Bolina Costa MPEA-IAG/USP.
Este roteiro de viagens consta com quatro partes, você pode
explorar a parte que mais lhe interessar, a de configurações é necessário para todos os roteiros de viagem.
Abaixo de cada roteiro possui sugestões de leituras sobre o
assunto, sugiro que faça uma leitura prévia antes de cada roteiro.
Leitura para todos os roteiros.
Ao longo da atividade temos vários hiperlinks que também poderá acessar.
Ao longo da atividade temos vários hiperlinks que também poderá acessar.
Baixe o Roteiro
completo aqui.
Configurações necessárias para a viagem.
Roteiro de Viagem I - O céu Diurno e Movimento aparente
do Sol
Roteiro de Viagem II – Movimento aparente das estrelas
Roteiro de Viagem III- Explorando o Sistema Solar
Roteiro de Viagem IV- Eclipses Total e Eclipse Lunar
Esta primeira parte é uma familiarização e configuração para
as etapas posteriores com o software, professor para que fique mais claro para
os alunos o que são as marcações de equador celeste, meridiana, grade azimutal
e equatorial, utilize imagens da
esfera celeste, com o auxílio de uma imagem ou globo terrestre elucide
também onde estão localizados os pólos, equador e trópicos. Explique o que são latitudes e longitudes.
Acrescente em seu roteiro a sua cidade. Se preferir
substitua a sua cidade onde estiver escrito São Paulo.
Configurações necessárias para a viagem
1. Reduza o zoom para que o céu seja visto por inteiro. Opções
para alterar o zoom:
a) Gire a rodinha do mouse;
b)
Teclas pageup, page down;
c)
Teclas CTRL + setas direcionais.
d) Configure de modo que os pontos cardeais fiquem com a configuração abaixo.
2. Abra a 'Janela de Visualização'
e escolha as seguintes opções:
Fig 1. Configuração necessária para a janela de visualização- Céu
b)Na opção “Marcadores”:
Fig. 2 Marcar apenas as linhas do Equador, Meridiano e pontos cardeais. Escolha a projeção estereográfica.
c) Na janela de visualização Escolha a paisagem
oceano, evitando assim comprometer a visão do horizonte.
d) Em “Mitologia” escolha, a ocidental.
3.
Use a barra inferior para escolher a grade azimutal;
4. Na janela de configurações (F2) salve as configurações feitas
acima.
Figura 3. Como deve estar a configuração para a viagem. Céu de São Paulo visto por inteiro.
Roteiro de Viagem I - O céu Diurno e Movimento aparente do Sol
Configure a localização para cidade de São Paulo
(ou sua cidade) e confira se a data e horário são os atuais. Mude somente o
horário para as 13:00h. Para alterar o horário utilize a ferramenta no canto
lateral esquerdo.
Localize na sua tela do Stellarium os pontos cardeais,as linhas do Meridiano Celeste e do Equador Celeste. Para isso
use as grade azimutal.
Ative a atmosfera observe o céu e desative a
atmosfera.
O céu diurno
1. Modifique a data para 29/04/14 com a atmosfera ativa procure a Lua, para isso à na janela de pesquisa. Centralize e dê zoom. Você já viu a Lua durante o dia?
2.Com a atmosfera removida cite alguns objetos presentes no
céu diurno.
3. É possível ver algum objeto no céu diurno além
do Sol? Explique.
4. Por que quando ativamos a atmosfera o céu fica azul?
– Com a localização de São Paulo em cada data e horário abaixo observe e anote o nascer e ocaso do Sol. Pause
para anotar o horário aproximado do nascer e para ter uma noção aproximada do
tempo que o Sol permanece no céu clique 3 vezes em avançar no tempo e pause
novamente para anotar o ocaso do Sol. Faça isso para todas as datas.
- Retire a atmosfera.
- No esquema esboce o trajeto do Sol no céu.
- Calcule o tempo aproximado em que o Sol permaneceu no céu.
Data
|
Horário Nascente
|
Horário Ocaso
|
Tempo do Sol no céu (h)
|
20/03/14
|
|||
21/06/14
|
|||
23/09/14
|
|||
21/12/14
|
a) O Sol nasce sempre no mesmo ponto e no mesmo horário? Por
quê?
b) Por que varia o tempo em que o Sol permanece no céu?
c) Explique o que aconteceu em cada data? O que elas são?
Relacione com a duração dos dias.
d) O que significa o esquema acima?
3. Na janela de configurações, em “apresentações” selecione
a primeira opção e coloque play. O que a simulação mostra? Como esse trajeto se
chama?
-Se não ficou claro altere a data para 01/01/2014 e
posicione a janela em um canto que consiga ver o céu e modifique os meses até o
mês 12.
4. Pela experiência de observação do movimento aparente do Sol. Explique:
a) Do ponto de vista do observador é a Terra que orbita o Sol ou o contrário, por que?
b) Quais são os nomes dos modelos planetários já existentes. Qual é o aceito hoje?
Roteiro de Viagem II – Movimento aparente das estrelas e Constelações
1. Mude a localização para:
Ribeirão Preto: S 21º 10' 40'' W 47º 48' 36''
Paris: N 48º 52' L 2º 20' 58''
Belém do Pará: S 01º27'21'' W 48º30'16''
New
York: N 40º 29' 40' W 45º0'42''
Perceba
as diferenças no
céu que podem
ser vistas em cada cidade. Deixe
a linha Norte-Sul na mesma posição em todas as localidades. (fig 1.
Configurações para viagem)
Retire a grade azimutal e
habilite a equatorial.
Esboce no esquema que encontra -se no final desta atividade o movimento das estrelas para todas localidades.
Na Janela de localização.
1. Adicione os locais abaixo,
caso ainda não estejam no Stellarium. Coordenadas: S 90° 00' 00” e W 00 00' 00”
1.1. Qual o desenho formado pela trajetória
das estrelas no céu ao
longo dos dias
neste
local? Dica:
clique em uma
estrela e acompanhe o seu movimento com o passar do tempo. Como se chama
esta localização?
Esta configuração demonstra o céu que estaria vendo ou seja você olhando para cima.
1.2. O que está no centro de onde as estrelas
estão girando?
1.3. Existe alguma estrela no centro desse
desenho? Dê zoom para conseguir visualizar melhor.
1.4. O que acontece com os pontos cardeais
nesse local?
1.5.Você
consegue identificar alguma
constelação circumpolar?
2. Adicione os locais abaixo,
caso ainda não estejam no Stellarium.
Coordenadas: N 90° 00' 00” e W 00
00' 00”
2.1 Qual o desenho formado pela trajetória das
estrelas no céu ao longo
dos dias neste
local? Dica: clique
em uma estrela e acompanhe o seu
movimento com o passar do tempo. Como se chama está localização?
2.2. O que está no centro de onde as estrelas
estão girando?
2.3. Existe alguma estrela no centro desse
desenho?
2.4. O que acontece com os pontos cardeais
nesse local?
2.5. Você
consegue identificar alguma
constelação circumpolar?
3. Coordenadas: S 00° 00' 00” e W
47
3.1 Descreva o movimento das estrelas. Como se
chama esta localização?
4. Volte
para a localização
de São Paulo
e descreva a
diferença nas trajetórias nas estrelas, em relação ao
observado nas questões anteriores.
4.1 São Paulo possui estrelas circumpolares?
Se tiver cite o nome delas.
4.2 Com a atmosfera ativa observe o céu , é
possível a mesma quantidade de objetos no céu assim como está vendo no
stellarium? Por quê?
Roteiro de Viagem III- Explorando o Sistema Solar
1. Coloque em
qualquer horário do dia e localize o Sol centralize e de zoom. O que você vê no
Sol? Pesquise sobre o que viu.
2. Na janela de localização, digite o objeto a ser procurado, se não
encontrar adiante o tempo, ao encontrar pause
“centralize” o objeto na ferramenta no canto inferior e dê zoom, até
observar nitidamente a imagem, analise e tire os dados necessários e reduza o
zoom e faça uma nova pesquisa.
3. Descreva os três primeiros planetas observados e contando com a Terra quais são suas
características em comum?
4. Não vemos
Vênus por inteiro como vemos os outros planetas. Por quê?
5. Qual é o
planeta mais quente do Sistema Solar?
7. O que é a
mancha branca em Marte?
8. Em que
região do sistema solar o Planeta anão Ceres está? O que é essa região?
9. Descreva os
quatro planetas depois do cinturão, quais são suas características em comum?
10. Pesquise
como foram as observações de Júpiter por Galileu. Que importância teve estas
observações.
11. Encontre o
planeta Saturno, centralize e aumente o zoom até que seja possível ver seus anéis
nitidamente. O que são os objetos que podem ser vistos próximos à Saturno? Anote
os nomes de alguns deles.
12. Encontre o
planeta Urano, centralize e aumente o zoom até que seja possível ver seus anéis
nitidamente. Diminua o zoom. O que são
os objetos que podem ser vistos próximos
à Urano? Anote os nomes de alguns deles.
13. Encontre o
planeta Netuno, selecione-o e aumente o zoom até que seja possível ver seus
anéis nitidamente. Diminua o zoom. O que
são os objetos que podem ser
vistos próximos à
Netuno? Anote os nomes de alguns
deles. Pesquise sobre as regiões transnetunianas.
14. Encontre o
planeta anão Plutão. O que são os objetos que podem ser
vistos próximos à
Saturno? Anote os nomes de alguns deles.
15. Por que Plutão foi rebaixado para planeta
anão?
16. Onde
termina o sistema solar?
Roteiro de Viagem IV- Eclipses Total e Eclipse Lunar
- Ative a atmosfera
Eclipse Lunar
1. Configure a data para 15/04/14. Procure a Lua “centralize” e dê zoom.Coloque o início para às 02:00h, avance no tempo até às 05:00. O que aconteceu com a Lua?
2. Deixe o tempo prosseguir e veja o nascer do Sol, nos primeiros minutos do nascer do Sol que cor o céu têm? Veja se isso também acontece no ocaso do Sol.
3. Relacione o fenômeno do eclipse com a cor do céu no nascer e pôr do Sol.
4. Por que não temos eclipses todos os meses.
5. Desenhe como deve ser a posição da Terra do Sol e da Lua para que ocorra o eclipse lunar.
Eclipse Solar Total
- Ative a atmosfera
1. Configure na data 12/08/2045 para a cidade de Fortaleza, localize a Lua “centralize” e dê zoom. Inicie a observação as 14:00h avance o tempo até as 18:00h. O que aconteceu com o Sol?
2. Desenhe como deve ser a posição da Terra do Sol e da Lua para que ocorra o eclipse Solar.
Gostaram da viagem?
Professor, podemos disponibilizar o roteiro com as resposta. Para isto entre em contato.
Ludmila Bolina Costa (ludbolina@gmail.com)
MPEA-USP
1. Configure a data para 15/04/14. Procure a Lua “centralize” e dê zoom.Coloque o início para às 02:00h, avance no tempo até às 05:00. O que aconteceu com a Lua?
2. Deixe o tempo prosseguir e veja o nascer do Sol, nos primeiros minutos do nascer do Sol que cor o céu têm? Veja se isso também acontece no ocaso do Sol.
3. Relacione o fenômeno do eclipse com a cor do céu no nascer e pôr do Sol.
4. Por que não temos eclipses todos os meses.
5. Desenhe como deve ser a posição da Terra do Sol e da Lua para que ocorra o eclipse lunar.
Eclipse Solar Total
- Ative a atmosfera
1. Configure na data 12/08/2045 para a cidade de Fortaleza, localize a Lua “centralize” e dê zoom. Inicie a observação as 14:00h avance o tempo até as 18:00h. O que aconteceu com o Sol?
2. Desenhe como deve ser a posição da Terra do Sol e da Lua para que ocorra o eclipse Solar.
Gostaram da viagem?
Professor, podemos disponibilizar o roteiro com as resposta. Para isto entre em contato.
Ludmila Bolina Costa (ludbolina@gmail.com)
MPEA-USP
Parabéns Ludmila! Ótimos roteiros, certamente norteará os novos "viajantes" do Stellarium. Meus parabéns e muito obrigada por expor suas ótimas ideias.
ResponderExcluirObrigada Kizzy... Somos todos viajantes do Universo. =D
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