domingo, 22 de junho de 2014

As Marés


Por Eduardo Rocha, mestrando em Ensino de Astronomia, IAG/USP. Foi Monitor no Laboratório de Geologia Marina da Universidade Federal Fluminense. LAGEMAR/UFF.



             As Marés são um dos processos mais conhecidos da humanidade e foram observadas por diferentes povos ao longo dos séculos. A subida e descida do nível das marés oceânicas é um processo universal e extremamente visível. Mas o que a grande maioria das pessoas desconhecem é que as Marés são resultados de fenômenos astronômicos, mas propriamente resultado da combinação das forças gravitacionais do Sol e da Lua agindo sobre a Terra.


               “Sea Change” é o nome da série de imagens do britânico Michael Marten. Ele fotografou mudanças da maré pela costa da Inglaterra. O trabalho demorou oito anos para ser concluído. Michael fazia as imagens do mesmo ângulo (elas eram clicadas com 6 a 18 horas de diferença). Colocando as fotos lado a lado, ele quis mostrar diferentes estados na natureza. E quis chamar atenção para as forças astronômicas que regem o planeta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! gostou da nossa atividade? faça algum comentário, aguardamos críticas e sugestões.