quarta-feira, 4 de junho de 2014

Determinação das dimensões de proeminências solares



PAULO LEME

Objetivo

Efetuar medidas das dimensões de uma proeminência solar real, em quilômetros.

Público alvo 

Alunos do Ensino Fundamental

Conteúdo

Proeminências ou protuberâncias solares, são nuvens densas de gases incandescentes ionizados que se projetam da superfície do Sol, chamada de cromosfera, e se estendem para além da coroa, a camada extremamente quente mais externa do Sol.  São relacionadas com campos magnéticos locais.

Material utilizado

Software Salsa J

Uma ou mais imagens do Sol apresentando proeminências.

Salsa J
 
O Salsa J é um programa dedicado ao tratamento e análise de imagens astronômicas, apropriado ao Ensino Fundamental e Ensino Médio.

Por se tratar de um programa em Java, pode ser utilizado nas diversas plataformas para as quais existe um ambiente Java. O Salsa J baseia-se no Image J, um software gratuito criado por Wayne Rasband (Research Service Branch, National Institute of Mental Health, Bethesda, Maryland, EUA). Está disponível em mais de 10 idiomas, inclusive em português europeu.

Pode ser baixado do site "Hands-On Universe, Europe" (www.pt.euhou.net/index.php/notcias-mainmenu-49/94-nova-versao-salsaj), um projeto europeu que tem como objetivo renovar o ensino das Ciências recorrendo à Astronomia e à utilização das novas Tecnologias de Informação.

Imagens do Sol

A Universidade de Coimbra, em Portugal, mantém um arquivo de imagens solares diárias obtidas em seu observatório astronômico desde 1926. Essas imagens (espectroheliogramas), em um total de 30 mil, estão digitalizadas e encontram-se disponíveis na internet a quem se interessar, através de seu projeto Sun4all.

Procedimentos

Baixe e instale o programa Salsa J em seu computador.

No site do Observatório acima, entre em "Arquivo Obs Solares" e selecione uma imagem (spectroheliogram) K3 onde você claramente pode detectar uma proeminência e baixe para o seu computador. Um exemplo foi o obtido no dia 9 de setembro de 1999 (ver figura abaixo).

Carregue essa imagem com o programa Salsa J.



 
No Salsa J a unidade de medida é o pixel. As imagens do catálogo têm 500 x 500 pixels e correspondem a 17.6 x 17.6 cm quando impressas, correspondendo portanto a uma resolução de 28,4 pixels/cm. Estes valores pode ser obtido com um software gráfico. 

Para facilitar as medidas sugere-se que se inverta a escala de tons de cinza:  Imagem > Paleta > Inverter_Escala_de_Cinzentos.

 
Clique no ícone ‘Selecção Rectilínea’ e faça uma medida do diâmetro do Sol, conforme a figura abaixo. Anote esse valor, no caso 476.04




 

 



Agora selecione o ícone ‘Lupa’ e clique com o botão esquerdo do mouse sobre a proeminência quantas vezes julgar necessário para amplia-la a um tamanho adequado para medi-la. 


Faça a medida da sua extensão (linha branca) e sua altura (linha vermelha) como na figura abaixo.
  




Conclusão

Comente os resultados obtidos comparando-os com o diâmetro da Terra.


(Obs.:  O software Salsa J permite utilizações bem mais complexas e sofisticadas.)
 





 


 




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! gostou da nossa atividade? faça algum comentário, aguardamos críticas e sugestões.