domingo, 22 de junho de 2014

O Grande Telescópio Europeu

Por Eduardo Rocha, mestrando em Ensino de Astronomia, IAG/USP.

http://www.meteoweb.eu/2014/06/cile-via-costruzione-grande-telescopio-mondo/292537/

Muitas vezes as traduções não resultam em nomes práticos em português. Mas o Telescópio Europeu Extremamente Largo será o maior “olho do mundo” direcionado para o céu e é um dos projetos astronômicos mais ambiciosos da atualidade. Os telescópios de enorme dimensão são vistos a nível mundial como uma das maiores prioridades da astronomia feita a partir do solo. Eles irão proporcionar um enorme avanço do conhecimento na astrofísica em áreas como, o estudo detalhado de planetas extrassolares, buracos negros e a natureza e distribuição da matéria e energia escura, que dominam o Universo.
Ele será um telescópio terrestre planejado  para a faixa óptico / infravermelho próximo e construído pelo Observatório Europeu do Sul (ESO) no topo do Cerro Amazones no deserto do Atacama, no norte do Chile. O projeto conta com um telescópio refletor com um diâmetro de 39,3 metros de espelho primário, um espelho secundário 4,2 metros de diâmetro, e será apoiado por ótica adaptativa.  Em 11 de junho de 2012, o Conselho do ESO aprovou o programa E-ELT para começar a construção do telescópio. As obras no local do E-ELT, começaram em junho de 2014.  Espera-se permitir que os astrônomos sondem os primeiros estágios da formação de sistemas planetários e que possam detectar água e moléculas orgânicas em discos protoplanetários em torno de estrelas em formação. 
Desde o final de 2005 que o ESO, em conjunto com a comunidade europeia de astrônomos e astrofísicos que utilizam os seus telescópios, estavam definindo o novo telescópio gigante, que será um instrumento necessário para a próxima década. Centenas de astrônomos de todos os países europeus encontravam-se envolvidos neste projeto, ajudando o Gabinete de Projetos do ESO a produzir o novo conceito, no qual o desempenho, custos, cronograma e riscos envolvidos foram cuidadosamente avaliados.Desde então, conhecido como E-ELT, sigla para European Extremely Large Telescope, (em tradução livre Telescópio Europeu Extremamente Largo) este novo telescópio terrestre revolucionário terá um espelho primário de cerca de quase 40 metros de diâmetro e será o maior telescópio óptico / infravermelho do mundo.
O E-ELT abordará os maiores desafios científicos do nosso tempo e será pioneiro num vasto número de assuntos, incluindo a procura de planetas extrassolares, semelhantes a Terra, que orbitem na chamada zona de habitabilidade, zona onde será possível a existência de vida. Efetuará igualmente "arqueologia estelar" em galáxias próximas, e dará contribuições fundamentais à cosmologia, medindo as propriedades das primeiras estrelas e galáxias e tentando desvendar a natureza da matéria escura e da energia escura. Para além de tudo isto, os astrônomos esperam ainda desvendar novas questões que irão certamente aparecendo com as novas descobertas do E-ELT.

 Fonte: http://www.eso.org/public/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! gostou da nossa atividade? faça algum comentário, aguardamos críticas e sugestões.